A sustentabilidade vem recebendo um grande foco recente por parte de corporações, governos, consumidores e produtores. Dada essa atenção, é cada vez mais importante que se compreenda o que é a sustentabilidade e como adotar esse conceito agora mesmo, saindo à frente da concorrência.
Embora a questão do impacto ambiental seja o maior foco hoje, sustentabilidade também engloba viabilidade econômica e aceitação social, e conseguir equilibrar os três pilares será fundamental para uma produção láctea de qualidade.
Portanto, viemos te ajudar a adotar medidas de manejo e as ferramentas ideais para uma produção sustentável.
E aí, está preparado para as maiores oportunidades do setor lácteo dos últimos tempos? Venha com a Prime Milk e não perca essa grande chance.
Por que prezar pela sustentabilidade?
A pecuária leiteira é um setor de produção com inúmeros desafios e custos que se elevam todos os anos. Por conta disso, e para agregar ainda mais valor ao leite, muitos produtores já começaram a adotar medidas para o manejo e criação de um produto sustentável.
Mas quando falamos de sustentabilidade, não é apenas a questão ambiental que está em jogo. Ela é importante, mas precisamos considerar também ações econômicas, que permitem uma produção mais rentável, com mais produtividade e volume, mantendo ou reduzindo os custos. A sustentabilidade visa a melhorias ao planeta, mas também à viabilidade econômica do seu negócio.
Com isso, buscamos estratégias que garantam a produção de um leite de qualidade hoje, atendendo necessidades atuais, mas também sem comprometer o amanhã, para que a demanda futura também possa ser suprida sem maiores problemas, com responsabilidade social.
Ou seja, a produção leiteira sustentável é:
- eficiente para atender o mercado, com uma exploração economicamente viável para você e quem adquire seu produto;
- ecologicamente correta, para que as gerações futuras também tenham essa oportunidade; e
- socialmente justa, para que cada vez mais pessoas tenham condições e acesso ao alimento lácteo.
Claro que não é só um produtor adotando essas estratégias que irá mudar todo o mercado. É por isso que é cada vez mais comum ouvirmos falar em um sistema agrícola sustentável, que faça realmente a diferença.
Além disso, governos no mundo todo já adotam medidas que facilitam a produção sustentável, e o mercado já começa a observar esse leite com um olhar especial. Sair atrasado nessa corrida irá te fazer perder as melhores oportunidades dos últimos anos.
Portanto, confira as melhores ações em sustentabilidade para adotar em sua produção agora mesmo.
Dicas para produção de leite mais sustentável
Adotar as melhores ações hoje te fará estar à frente do mercado amanhã. Portanto, confira os melhores passos.
Respeite as normas ambientais
A produção de um leite sustentável implica no respeito a todas as normas brasileiras impostas.
Portanto, consulte o manual de licenciamento ambiental, e certifique-se de não estar cometendo nada fora da legalidade em relação às normas ambientais.
Cuidado com o solo e água
A preocupação com o meio ambiente também se estende ao cuidado com o solo e a água, buscando sempre reduzir o impacto ambiental.
- Nunca deixe de fazer a análise do solo antes da aplicação de qualquer tipo de fertilizante ou corretivo;
- Evite ao máximo que o rebanho tenha acesso a rios e córregos, evitando erosão e assoreamento. Para isso, possibilite fácil acesso a bebedouros artificiais com fornecimento de água limpa;
- Verifique sempre se instalações em sua propriedade como estábulos ou depósitos estão com infiltrações ou clareamento que contaminem o lençol freático ou nascentes;
- Adote manejos para reaproveitamento de água usada ou proveniente de chuvas.
Atenção ao manejo de dejetos
Em propriedade com produção orgânica, o manejo de dejetos também deve ser levado como prioridade, com tratamento e destinação corretos para evitar contaminação do solo e rios.
Geralmente, adota-se o uso de esterqueiras, para que o esterco passe por uma fermentação, diminua o poder poluidor e ainda possa ser utilizado como um adubo nutritivo em lavouras e pastos.
Adote fontes de energias renováveis em sua propriedade
Uma propriedade rural tem capacidade e acesso a vários recursos que possam ser fontes de energia renovável como água, vento e sol. Faça um estudo e verifique a possibilidade da instalação de algum produtor de energia. Ser autossuficiente na produção de energia é um ótimo passo rumo a sustentabilidade econômica.
Invista em produtividade e rentabilidade
E falando diretamente sobre o aspecto econômico, todas essas dicas já irão lhe garantir maior qualidade no produto e melhor viabilidade ambiental e social. Mas é possível ir além e produzir mais com as ferramentas corretas.
Para isso, nós da Prime Milk temos o Programa Rende Mais, onde fazemos um diagnóstico da situação atual, implementamos um plano de ação com o produtor e fornecemos os meios corretos para que se produza um leite de qualidade, com mais produtividade e melhores rentabilidades, permitindo a sustentabilidade econômica do negócio.
Vamos juntos preparar sua propriedade para o sucesso
Esses e outros manejos podem e devem ser adotados para uma produção sustentável e de sucesso. Essa é a maior oportunidade em muito tempo dentro do setor lácteo, desde que se pense e entenda o cenário e tome os passos corretos.
Entre em contato agora mesmo, adote um novo modelo de negócio para a sua propriedade, muito mais sustentável, e saia na frente da concorrência, garantindo sucesso e aproveitando grandes oportunidades, agora, de forma sustentável.