Todo produtor que busca a criação e comercialização de um leite de qualidade premium hoje deve se atentar ao bem-estar animal. Afinal, inúmeros estudos recentes comprovam que situações e ambientes de estresse impactam diretamente na produtividade da bovinocultura.
Portanto, atenção às condições impostas ao animal no manejo, forma que se relaciona, ambiente inserido, doenças, higiene, entre outros pontos, para promover as o bem-estar das vacas leiteiras e, consequentemente, um leite de melhor qualidade.
Veja como fazer isso agora mesmo, e garanta sempre a produção de um leite de qualidade com a Prime Milk. Confira!
A relação do bem-estar animal na qualidade do leite
Situações de estresse animal são um dos principais motivos da perda da qualidade dentro da bovinocultura leiteira. Muitos produtores não se atentam a esse fato, e ficam sem saber o que está influenciando negativamente sua produção. E para isso, é preciso entender o que é estresse e quais situações impactam em um produto final ruim.
O estresse é uma condição em que o animal manifesta alterações biológicas ou comportamentais por conta de um estímulo negativo recebido. Ou seja, se a vaca não se sentir confortável, ou estiver passando por uma situação anormal e estressante, o leite produzido vai perder qualidade.
E aí podem ser diferentes situações que irão causar esse impacto, inclusive condições naturais, sendo a principal delas o calor. O chamado estresse térmico leva os animais a comerem menos, com ingestão de matéria seca caindo cerca de 6 a 30%. Isso resulta, em média, em uma redução na produção em torno de 15 a 20%. O estresse térmico ainda gera impacto negativo na reprodução animal, elevando a taxa de mortalidade no rebanho e também aumentando o índice de mastite.
Além disso, outros fatores também influenciam negativamente no bem-estar bovino, como privação de água ou uso de água de má qualidade; fome ou acesso a alimento ruim; manejo do rebanho feito de forma errada, desde transporte, formação dos lotes e desmame; condições ruins no abrigo ou local de descanso; doenças e dores; falta de espaço; medo e agressões; entre outros.
Há também situações estressantes para o animal que não tem como evitar. Por mais que a vacinação seja algo imprescindível e fundamental dentro da bovinocultura de leite, resultando em mais saúde ao rebanho e um produto de qualidade para o consumidor final, não é a atividade que a vaca mais gosta.
O ponto principal é que você deve adotar atividades cada vez mais racionais e que favoreçam o bem-estar das vacas-leiteiras. Quanto mais adversidades o animal passar, pior será a produção, além do risco à saúde, proliferação de doenças, peso fora do padrão ideal, entre outros fatores. Quanto mais confortável as vacas estiverem, melhor para a sua produção.
LEIA MAIS: Vacas felizes produzem mais leite
Quais ações auxiliam no bem-estar dos bovinos produtores de leite?
O foco principal para aumento na qualidade da produção bovina tem que ser sempre o respeito ao animal, a melhoria de condições, o bem-estar para que se sinta confortável, bem, com saúde e feliz.
Para isso, algumas medidas podem ser eficientes e ajudar a incrementar o produto final. Uma das principais é o treinamento de todos os funcionários da propriedade para que o manejo e cuidado com os animais seja feito da melhor forma possível, sem agressão, gritos e instrumentos que podem machucar os animais.
Além disso, deve-se focar em um planejamento prévio e adequado para que os animais passem o menor tempo possível em atividades nos currais, que se execute uma rotina de ordenha adequada, oferte uma dieta balanceada, água limpa e em local adequado e sombra na pastagem e nos currais para diminuir as chances de estresse térmico.
A infraestrutura na bovinocultura também influencia muito no estresse ou qualidade de vida do rebanho. Afinal, a falta de espaço, ou não higienização do local também deixa o animal estressado. Certifique-se de que a sua propriedade possa fornecer um ambiente adequado para a produção de um leite premium.
O ideal é que seja feita uma avaliação em sua propriedade e, a partir daí, sejam tomadas as ações corretas na propriedade. Alguns locais apenas adotam a vacinação de forma errada, outros ainda insistem em marcações a fogo, ou não fazem um controle de doenças ideal. São vários exemplos.
O essencial é que se identifique o que não está nos conformes dentro da propriedade, e foque nas mudanças. É fundamental que o principal aspecto na produção de leite seja o respeito e bem-estar dos animais de produção, afinal, ele é seu maior bem.
Consultoria em produção bovina é com a Prime Milk
E para identificar os grandes problemas dentro da bovinocultura leiteira, acertar na solução e garantir um leite premium, nada melhor do que a melhor consultoria do mercado.
Nós da Prime Milk nos preocupamos com o seu negócio, e buscamos te ajudar a encontrar soluções, resolvendo os problemas com qualidade e convertendo tudo em ganhos reais para você, com uma produção de alto valor agregado.
Entre em contato conosco agora mesmo e conheça o Programa Rende Mais.