Guia completo para produzir um leite de qualidade

Publicado em 21 de março de 2022
Tempo de Leitura : 6 minutos

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Um dos grandes desafios dos produtores é conseguir melhorar a qualidade do leite cru. Com o aumento das exigências por parte do governo e das indústrias, as fazendas precisam se aprimorar para oferecer uma matéria-prima cada vez melhor. Além disso, um leite de qualidade representa maior lucratividade.

Algumas empresas de laticínios pagam um valor diferenciado ao produtor que entrega leites com mais qualidade, afinal, para a indústria uma matéria-prima superior garante maior rendimento na fabricação e melhor qualidade de produtos lácteos.

Além dessa possibilidade de maior remuneração, a qualidade do leite traz um benefício indireto ao produtor, mas muito importante, que é a sanidade do rebanho

Vacas mais saudáveis produzem mais leite e estão menos propensas a adquirir doenças, que além de prejudicar a qualidade do leite, impactam no bolso do produtor, que precisa investir consideravelmente para resolver o problema.

Desta forma, vale muito a pena o produtor investir na melhoria da qualidade do leite, pois com ações simples e com baixo investimento é possível evitar altos prejuízos e ainda aumentar a rentabilidade

O que é um leite de qualidade?

Para um leite ser considerado de qualidade, precisa seguir diversos critérios para se obter tanto a qualidade sensorial quanto a higiênica.

A sensorial diz respeito à percepção do produto pelos sentidos. O leite deve ter coloração branca e opaca, consistência homogênea, textura e odor suaves e gosto levemente adocicado. Esses aspectos podem ser influenciados por resfriamento inadequado, agitação excessiva, alimentação inadequada das vacas e problemas no armazenamento.

Já a qualidade higiênica do leite é influenciada pelo estado sanitário do rebanho, pelo manejo dos animais e dos equipamentos durante a ordenha, e pela presença de microrganismos e resíduos de medicamentos

Desta forma, para ser considerado um leite de qualidade, deve apresentar as seguintes características: 

  • Agradável (com preservação das suas propriedades: sabor, cor, odor e viscosidade);
  • Limpo (livre de sujeiras, microrganismos e resíduos);
  • Fresco (composição correta e conservação adequada);
  • Seguro (não cause problemas à saúde).
Requisitos para um leite de qualidade
Características de um leite de qualidade

Buscando normatizar e padronizar nacionalmente a qualidade da produção de leite, o MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) criou normas que devem ser seguidas em todo o processo de produção. De forma geral, um leite de qualidade deve ter

  • Boa composição química e propriedades físicas;
  • Baixas quantidades na Contagem Padrão em Placas (CPP);
  • Contagem Células Somáticas (CCS);
  • Ausência de agentes patológicos e contaminantes no leite (antibióticos, pesticidas, adição de água e sujidades).

Vamos entender melhor cada uma dessas características? Continue a leitura!

Composição química e propriedades físicas

O leite é composto, aproximadamente, por 85% de água e 15% de elementos sólidos. Para manter bons padrões de qualidade, a Instrução Normativa 62 estipula as quantidades mínimas de elementos sólidos no leite cru, sendo:

  • Gordura (g/100 g): min. 3,0 g
  • Sólidos Não-Gordurosos (g/100g): mín. 8,4 g
  • Proteína Total (g/100 g): mín. 2,9 g

Essas proporções e as interações entre os elementos são determinantes para a estrutura, propriedades funcionais e aptidão do leite para processamento e devem permanecer em equilíbrio. Reduções substanciais em algum elemento, por exemplo, provocam alterações das propriedades físicas do leite, sendo facilmente detectável em laboratório.

Por isso, os produtores que desejam produzir um leite de qualidade devem ficar muito atentos à composição do leite. Diversos fatores podem interferir nessa composição, como: estágio de lactação, raça, nutrição, temperatura ambiente, manejo correto, infecção da glândula mamária (mastite) e a alimentação dos animais. 

Contagem Células Somáticas (CCS)

A Contagem de Células Somáticas (CCS) é uma ferramenta indispensável, pois indica a saúde da glândula mamária de vacas leiteiras, tanto de forma individual quanto coletiva. As células somáticas são constituídas, principalmente, por células de defesa (leucócitos) que, quando inflamadas, passam do sangue para o úbere.

Essa inflamação, chamada de mastite, normalmente é uma resposta do organismo do animal a infecções que podem surgir por mais de cem agentes etiológicos diferentes, como vírus, algas, fungos e principalmente bactérias. Algumas mastites são contagiosas e se espalham rapidamente pelo rebanho, dificultando seu controle e erradicação.

A Instrução Normativa 76 permite que o leite cru refrigerado de tanque individual ou de uso comunitário contenha até 500 mil células/mL e o leite cru destinado a fabricação de leite tipo A tenha no máximo 400 mil células/mL.

Contudo, autores apontam que os índices de CCS em vacas sadias são de até 250 mil células/mL de leite. Acima de 280 mil células/mL, há 80% de probabilidade de haver infecção e isso deve ser um sinal de alerta ao produtor que busca elevar os padrões de qualidade do leite, pois a mastite subclínica (que não apresenta sintomas) é a mais comum e impacta muito no bolso do produtor.  

A mastite impacta na qualidade do leite e no bolso do produtor

Prejuízos da mastite

A mastite altera os padrões físicos, químicos e microbiológicos do leite e a saúde da glândula mamária, trazendo um sabor mais salgado ao leite, reduzindo a quantidade de leite produzido, o teor de proteína e gordura do leite, provocando descarte de leite e ainda gerando estresse no animal.

Também traz diversos prejuízos diretos ao produtor que precisa custear tratamentos, medicação, medidas de controle da doença e até a possível morte dos animais. 

De todos esses prejuízos, a redução na quantidade de leite é que mais afeta o bolso dos produtores. Segundo a Embrapa, estudos realizados no Brasil mostraram que quartos mamários com mastite subclínica produziram em média de 25 a 42% menos leite do que quartos mamários normais. 

Nos Estados Unidos, estima-se que o custo por vaca/ano devido à mastite seja de aproximadamente US$ 185, o que corresponde a um custo anual de US$ 1,8 bilhão

Algumas ações que ajudam a reduzir a indecência de mastite são: 

  • Higienizar as mãos do ordenhador e todo equipamento de ordenha, entre as ordenhas;
  • Realizar o “teste da caneca” com os primeiros jatos de leite para observar se há a presença de grumos, sangue ou qualquer outra secreção;
  • Limpar e secar os tetos (pré-dipping e pós-dipping);
  • Tratar todos os tetos das vacas secas, com o objetivo de acabar com a mastite subclínica;
  • Evitar qualquer lesão nos tetos;
  • Alimentar os animais após a ordenha, para que fiquem de pé até o fechamento do esfíncter do teto;
  • Separar do rebanho animais que apresentem a mastite de forma crônica. 

Contagem Padrão em Placas (CPP)

A Contagem Padrão em Placas (CPP), antigamente chamada de Contagem Bacteriana Total (CBT), contabiliza as bactérias aeróbias do leite cru, que podem causar doenças nos consumidores (bactérias patogênicas) e alterar os componentes do leite (bactérias deteriorantes), tornando-o impróprio para o consumo e para a indústria.

Enquanto a Contagem de Células Somáticas depende exclusivamente dos processos executados na fazenda, a CPP envolve toda a cadeia de produção, tornando o controle mais complexo, demandando ações integradas em todas as etapas da cadeia.

A Instrução Normativa 76 regulamenta os seguintes limites de CPP: 

  • Leite cru refrigerado de tanque individual ou de uso comunitário: até 300 mil UFC/mL
  • Leite cru refrigerado antes do seu processamento no estabelecimento beneficiador: até 900 mil UFC/mL
  • Leite cru destinado a fabricação de leite tipo A e seus derivados: até 10 mil UFC/mL 

Uma das principais causas da CPP alta é a falta de higiene adequada dos equipamentos e local de ordenha e o armazenamento e transporte com temperaturas inadequadas. 

Leite de qualidade
A higiene no processo de produção do leite é fundamental

Ausência de agentes patológicos e contaminantes no leite

A contaminação do leite por resíduos veterinários e outros agentes traz diversos prejuízos à saúde do consumidor, como alergias, anemias, problemas no fígado, problemas nos rins, problemas reprodutivos, entre outros.

Além disso, causa problemas na produção de lácteos, já que pode inibir ou interferir no crescimento dos fermentos usados na produção de queijos e iogurtes, causar a condenação e o descarte de uma grande quantidade de leite e produtos lácteos e impedir que produtos brasileiros sejam exportados para outros países.

Diante de tudo isso, a Instrução Normativa 76 define que o leite cru refrigerado não deve apresentar resíduos de produtos de uso veterinário e contaminantes acima dos limites máximos previstos, nem substâncias estranhas à sua composição, tais como agentes inibidores do crescimento microbiano, neutralizantes da acidez e reconstituintes da densidade ou do índice crioscópico. Também afirma que é proibido o uso de aditivos ou coadjuvantes de tecnologia no leite cru refrigerado.

As principais normas com relação a esse tema são a Instrução Normativa 51, que estabelece os limites máximos de resíduos (LMR), a ingestão diária aceitável (IDA) e dose de referência aguda (DRfA) para medicamentos veterinários em alimentos de origem animal, e a Instrução Normativa 88 que estabelece os limites máximos tolerados (LMT) de contaminantes em alimentos. 

Para evitar a presença de resíduos de medicamentos no leite, algumas dicas são: 

  • Conhecer bem qual a substância será utilizada previamente;
  • Respeitar os limites de carência para vacas secas e lactantes, pois há diferença;
  • Usar somente substâncias especifica para animais;
  • Armazenar e usar de forma correta os produtos;
  • Não realizar superdosagem;
  • As vacas em tratamento devem ser ordenhadas por último e, se estiverem dentro do período de carência, o leite deve ser descartado. 

É importante também que o produtor siga corretamente o calendário vacinal para que o rebanho esteja sempre protegido contra doenças. 

Qual a importância de uma consultoria para a qualidade do leite?

Como vimos, existe uma série de detalhes que podem impactar direta e indiretamente na qualidade do leite. Neste artigo trouxemos apenas as principais, mas no dia a dia são cometidos erros em todo o processo produtivo e que muitas vezes não são percebidos pelos produtores ou pela própria indústria.

Por isso, a Prime Milk desenvolveu o Programa Rende Mais, que visa resolver os problemas de qualidade e transformá-los em ganhos reais ao produtor e ao laticínio. 

Com uma análise individualizada e totalmente sigilosa, nossa equipe de consultores consegue diagnosticar os problemas específicos do produtor e implantar um plano de ação personalizado que trará expressiva melhora na qualidade do leite, permitindo que o produtor aumente seus lucros.

Quer saber mais sobre o programa Rende Mais? Fale conosco agora

Artigos Relacionados

Desvendando as causas do uso de BST em vacas leiteiras para a produção de mais leite

28 de março de 2024

Melhores práticas da coleta de leite de vaca para amostras e análises laboratoriais

25 de março de 2024

Entendendo crioscopia do leite e garantindo a excelência na produção láctea

11 de março de 2024

Leite A2: O que torna essa escolha essencial para produtores de leite?

29 de janeiro de 2024

O impacto positivo do sistema de pastejo rotacionado para gado de leite

11 de dezembro de 2023

As previsões do leite em 2024: Tendências que transformarão o mercado de laticínios

27 de novembro de 2023

O guia completo da Consultoria Pecuária Leiteira para Produtores de Leite

25 de novembro de 2023

Maior lucratividade na indústria de laticínios com consultoria especializada

27 de outubro de 2023

Maximize o conforto térmico das vacas e garanta melhor qualidade do leite

2 de outubro de 2023

Como o estresse térmico em vacas leiteiras pode afetar a produção de leite

6 de setembro de 2023

Prevenção e tratamento dos sintomas de cetose em vacas leiteiras

31 de agosto de 2023

Cetose Bovina: o que é e como afeta as vacas leiteiras?

28 de julho de 2023

Impactos da febre aftosa em bovinos na produção de leite de qualidade

5 de julho de 2023

Métodos Prime Milk para evitar fraudes no leite

26 de junho de 2023

Desvendando o Mercado Lácteo: Estratégias para destacar sua produção de leite

14 de junho de 2023

Como comprar leite direto do produtor

7 de junho de 2023

Maximize a produção de leite em pequenas propriedades: 5 dicas para produtividade e lucro

25 de maio de 2023

Legislação do leite em 2023: o que mudou das INs 76 e 77?

17 de maio de 2023

A importância do controle de moscas em bovinos na qualidade do leite

3 de maio de 2023

Saiba mais sobre o mercado do leite spot hoje em dia

16 de março de 2023

Leite spot: por que o produtor deve acompanhar esse mercado?

9 de março de 2023

Qual a previsão para o mercado do leite em 2023?

1 de março de 2023

Mais produtividade e lucratividade para pequenos produtores de leite

18 de janeiro de 2023

Como a acidose bovina impacta na qualidade do leite

19 de dezembro de 2022

Como a alimentação das vacas pode melhorar a qualidade do leite

8 de dezembro de 2022

Tudo que você precisa saber sobre hormônios para vacas-leiteiras

28 de novembro de 2022

Importância do bem-estar animal na bovinocultura leiteira

24 de novembro de 2022

Conquiste a lucratividade com uma gestão de fazenda leiteira eficiente

27 de outubro de 2022

Consultoria em pecuária leiteira para qualidade do leite: 10 passos essenciais

5 de outubro de 2022

Prepare-se para as maiores oportunidades do setor lácteo dos últimos tempos

13 de setembro de 2022

Como controlar a mastite definitivamente

19 de agosto de 2022

A rotina de ordenha para produção de leite de qualidade

18 de agosto de 2022

Evite cometer esses erros se quiser melhorar a qualidade do leite na fazenda

18 de julho de 2022

Programa de pagamento por qualidade: por que seu laticínio deve implantar um agora mesmo

20 de maio de 2022

3 erros fatais para a lucratividade dos produtores de leite

12 de maio de 2022

Diretor do Grupo Prime Milk recebe o título de Mestre em Saúde e Produção Animal

31 de março de 2022

Como reduzir o CCS e CPP e melhorar a qualidade do leite

28 de março de 2022

Guia completo para produzir um leite de qualidade

21 de março de 2022

PECUÁRIA 4.0 INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO PECUÁRIA

10 de fevereiro de 2022

3 parâmetros de avaliação da qualidade do leite

10 de fevereiro de 2022

Vacas felizes produzem mais leite

7 de fevereiro de 2022

5 fatos importantes sobre o mercado de lácteos no início de 2022

7 de fevereiro de 2022

Geração de empregos na agropecuária em 2021 foi a maior em dez anos

4 de fevereiro de 2022

Alimentos, bebidas e suplementos: 5 tendências para 2022

3 de fevereiro de 2022

Como é vista a qualidade do leite quando é vista por trabalhos científicos

30 de janeiro de 2022

Relação da Regulamentação Brasileira do Leite com a Qualidade deste Produto: Situação Atual e Tendências.

23 de janeiro de 2022

Fazenda Robotizada – juntos, o robô aproximador de alimento e o robô de ordenha vêm mostrando resultados animadores.

19 de janeiro de 2022

Qualidade do leite: o que é importante?

19 de janeiro de 2022

Kefir e kombucha: eles são a bola vez!

20 de novembro de 2021

Como avaliar a eficácia dos procedimentos de higienização?

29 de outubro de 2021

Como obter êxito nos projetos de Qualidade do Leite?

20 de setembro de 2021

Impacto da tecnologia na produção de leite: avanços e produtividade

6 de julho de 2021

Gestão de processos na indústria de laticínios

16 de junho de 2021

Você seria o seu gestor?

26 de abril de 2021

O efeito renda no consumo de lácteos no Brasil

10 de outubro de 2020

INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE LEITE NO BRASIL

18 de agosto de 2020

Desvendando as causas do uso de BST em vacas leiteiras para a produção de mais leite

28 de março de 2024

Melhores práticas da coleta de leite de vaca para amostras e análises laboratoriais

25 de março de 2024

Entendendo crioscopia do leite e garantindo a excelência na produção láctea

11 de março de 2024

Leite A2: O que torna essa escolha essencial para produtores de leite?

29 de janeiro de 2024

O impacto positivo do sistema de pastejo rotacionado para gado de leite

11 de dezembro de 2023

As previsões do leite em 2024: Tendências que transformarão o mercado de laticínios

27 de novembro de 2023

O guia completo da Consultoria Pecuária Leiteira para Produtores de Leite

25 de novembro de 2023

Maior lucratividade na indústria de laticínios com consultoria especializada

27 de outubro de 2023

Maximize o conforto térmico das vacas e garanta melhor qualidade do leite

2 de outubro de 2023

Como o estresse térmico em vacas leiteiras pode afetar a produção de leite

6 de setembro de 2023

Prevenção e tratamento dos sintomas de cetose em vacas leiteiras

31 de agosto de 2023

Cetose Bovina: o que é e como afeta as vacas leiteiras?

28 de julho de 2023

Impactos da febre aftosa em bovinos na produção de leite de qualidade

5 de julho de 2023

Métodos Prime Milk para evitar fraudes no leite

26 de junho de 2023

Desvendando o Mercado Lácteo: Estratégias para destacar sua produção de leite

14 de junho de 2023

Como comprar leite direto do produtor

7 de junho de 2023

Maximize a produção de leite em pequenas propriedades: 5 dicas para produtividade e lucro

25 de maio de 2023

Legislação do leite em 2023: o que mudou das INs 76 e 77?

17 de maio de 2023

A importância do controle de moscas em bovinos na qualidade do leite

3 de maio de 2023

Saiba mais sobre o mercado do leite spot hoje em dia

16 de março de 2023

Leite spot: por que o produtor deve acompanhar esse mercado?

9 de março de 2023

Qual a previsão para o mercado do leite em 2023?

1 de março de 2023

Mais produtividade e lucratividade para pequenos produtores de leite

18 de janeiro de 2023

Como a acidose bovina impacta na qualidade do leite

19 de dezembro de 2022

Como a alimentação das vacas pode melhorar a qualidade do leite

8 de dezembro de 2022

Tudo que você precisa saber sobre hormônios para vacas-leiteiras

28 de novembro de 2022

Importância do bem-estar animal na bovinocultura leiteira

24 de novembro de 2022

Conquiste a lucratividade com uma gestão de fazenda leiteira eficiente

27 de outubro de 2022

Consultoria em pecuária leiteira para qualidade do leite: 10 passos essenciais

5 de outubro de 2022

Prepare-se para as maiores oportunidades do setor lácteo dos últimos tempos

13 de setembro de 2022

Como controlar a mastite definitivamente

19 de agosto de 2022

A rotina de ordenha para produção de leite de qualidade

18 de agosto de 2022

Evite cometer esses erros se quiser melhorar a qualidade do leite na fazenda

18 de julho de 2022

Programa de pagamento por qualidade: por que seu laticínio deve implantar um agora mesmo

20 de maio de 2022

3 erros fatais para a lucratividade dos produtores de leite

12 de maio de 2022

Diretor do Grupo Prime Milk recebe o título de Mestre em Saúde e Produção Animal

31 de março de 2022

Como reduzir o CCS e CPP e melhorar a qualidade do leite

28 de março de 2022

Guia completo para produzir um leite de qualidade

21 de março de 2022

PECUÁRIA 4.0 INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO PECUÁRIA

10 de fevereiro de 2022

3 parâmetros de avaliação da qualidade do leite

10 de fevereiro de 2022

Vacas felizes produzem mais leite

7 de fevereiro de 2022

5 fatos importantes sobre o mercado de lácteos no início de 2022

7 de fevereiro de 2022

Geração de empregos na agropecuária em 2021 foi a maior em dez anos

4 de fevereiro de 2022

Alimentos, bebidas e suplementos: 5 tendências para 2022

3 de fevereiro de 2022

Como é vista a qualidade do leite quando é vista por trabalhos científicos

30 de janeiro de 2022

Relação da Regulamentação Brasileira do Leite com a Qualidade deste Produto: Situação Atual e Tendências.

23 de janeiro de 2022

Fazenda Robotizada – juntos, o robô aproximador de alimento e o robô de ordenha vêm mostrando resultados animadores.

19 de janeiro de 2022

Qualidade do leite: o que é importante?

19 de janeiro de 2022

Kefir e kombucha: eles são a bola vez!

20 de novembro de 2021

Como avaliar a eficácia dos procedimentos de higienização?

29 de outubro de 2021

Como obter êxito nos projetos de Qualidade do Leite?

20 de setembro de 2021

Impacto da tecnologia na produção de leite: avanços e produtividade

6 de julho de 2021

Gestão de processos na indústria de laticínios

16 de junho de 2021

Você seria o seu gestor?

26 de abril de 2021

O efeito renda no consumo de lácteos no Brasil

10 de outubro de 2020

INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE LEITE NO BRASIL

18 de agosto de 2020

Encontre Aqui