Como obter êxito nos projetos de Qualidade do Leite?

Publicado em 20 de setembro de 2021
Tempo de Leitura : 4 minutos

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Os projetos de qualidade desenvolvidos pelos laticínios mais conhecidos e direcionados a qualidade do leite são aqueles inseridos no Programa Mais Leite Saudável (PMLS) e no Plano de Qualificação dos Fornecedores de Leite (PQFL).

O PMLS visa beneficiar os produtores de leite por meio de trabalhos desenvolvidos pelas agroindústrias, laticínios e cooperativas que recebem benefício fiscal, sendo o retorno de 50% dos créditos presumidos de PIS/PASEP e COFINS.

Os projetos são aprovados e fiscalizados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) para assim garantir que os produtores de leite estão sendo beneficiados e os projetos executados conforme prévia aprovação, seguindo os requisitos do programa.

Já o PQFL tem o intuito de descrever o trabalho que a empresa já exerce ou tem definido para aplicar a curto, médio ou a longo prazo em seus fornecedores de leite, trabalho este que deve abranger a qualidade e segurança do leite e as Boas Práticas Agropecuárias (BPA). O PQFL é um documento avaliado pelo Mapa, na sua descrição e execução, sendo item constante em auditorias.

O PMLS e o PQFL possuem modelos definidos e específicos, sendo a descrição do projeto do PMLS para habilitação de maneira online por meio do Portal de Serviços do Governo Federal.Já o modelo do PQFL é encontrado no site do Mapa.

Diante disso, não vamos abordar os modelos de descrição dos projetos, mas sim pontos para obter êxito no desenvolvimento e execução, considerando 4 principais: Planejamento, Pessoas, Organização e Transparência.

Planejamento

No planejamento ocorre inicialmente a coleta dos dados ou “Diagnóstico”, como denominado muitas vezes. Ele é utilizado para conhecer a realidade dos fornecedores de leite, seja quanto à qualidade do leite, nível tecnológico e processos/manejo. Para isso, são levantados principalmente os pontos de melhoria, mas também são pontuados os positivos.  

Diante dos desafios levantados no diagnóstico é definido o objetivo do projeto, ou seja, qual ponto será abordado para melhoria de um grupo de produtores que possuem desafios em comum. Com o objetivo definido, se estipula a meta, os prazos e a metodologia do trabalho. Quanto mais planejado e estruturado os métodos de trabalho, mais próximo chegará à execução do que foi descrito e aprovado pelo MAPA.

Quanto à definição da meta abro um parêntese  para elas serem coerentes, não sendo “tímidas” no sentido de não confiar no trabalho que será executado ou “ambiciosas” que considerando o prazo proposto não possam ser alcançadas.

Pessoas

São os profissionais (pessoas) que vão planejar, executar e organizar os projetos que serão implantados junto aos produtores (pessoas). Com toda certeza as pessoas são fundamentais do início ao fim, sendo uma engrenagem com peças perfeitamente unidas para alcançar o mesmo objetivo proposto.       

Deve-se conhecer os profissionais que irão atuar frente ao público-alvo, como a formação, experiências profissionais e perfil, para que o mesmo atue satisfatoriamente de forma técnica e pessoal com o fornecedor de leite. Além dos profissionais de campo, profissionais competentes que auxiliarão na gestão dos programas, conforme o item abaixo Organização, são indispensáveis.

Também é necessário que os produtores sejam selecionados conforme sua necessidade de melhoria, mas com comprometimento quanto aos objetivos traçados. É importante frisar que os produtores também possuem responsabilidades para atendimento das metas, por isso é fundamental que eles conhecem os programas nos quais estão inseridos.

Organização

Na organização vamos citar a gestão e o arquivamento de documentos, mas esse tópico será abordado mais amplamente no próximo artigo, com foco nos indicadores de gerenciamento e ferramentas gerenciais.

Não há como comprovar que o programa está sendo executado conforme o projeto e atendendo os objetivos e metas sem o gerenciamento dos dados e organização documental. Para isso é necessário ferramentas simples e objetivas, mas eficientes. Planilhas e gráficos são amplamente usados como ferramentas de gestão, pois organizam os dados e facilitam a interpretação, possibilitando o acompanhamento da evolução dos indicadores gerenciais.

Os indicadores gerenciais são definidos para mensurar numericamente a evolução do programa e será baseado no objetivo e metodologia. Um dos indicadores de gerenciamento é a própria meta, exemplo simples é a diminuição de Contagem de Células Somáticas aos padrões legais — 500 mil cs/mL (meta) para melhorar a sanidade do rebanho (objetivo), sendo o indicador gerencial a média mensal de CCS do grupo trabalhado.

Outros indicadores que devem ser monitorados dentro dos programas são: quantidades de visitas de assistência técnica, quantidade de materiais e produtos fornecidos, cursos realizados etc.

Direcionado ao PMLS, é obrigatória a gestão financeira para comprovação do atendimento de investimento mínimo de 5% do valor restituído dos créditos presumidos de PIS/PASEP e COFINS.

Na execução dos programas há produção de muitos documentos de comprovação, como relatórios de visitas; registros de fornecimentos de materiais e produtos; notas fiscais e laudos de análises, que devem ser arquivados de forma organizada e auditáveis, comprovando o que está sendo gerenciado de forma digital.

Transparência

Esse tópico tem o intuito de demonstrar que a melhor forma de trabalho é com transparência dos dados, das não conformidades, sempre agindo de boa-fé na apresentação dos resultados dos programas.

Como ocorreu durante a pandemia, há situações que não podemos controlar e dificultam (mesmo com planejamento, com profissionais e produtores trabalhando com o mesmo propósito e com organização) a execução física e financeira dos projetos, refletindo no não atendimento das metas e objetivos.

Nesses casos, a melhor forma de agir é apresentando de forma documental os fatos ocorridos e planejar e organizar as alterações dos programas. Sendo essencial o registro das não conformidades ocorridas e o motivo, bem como as ações tomadas para adequação e a comprovação das ações.

Dentro do PMLS é possível realizar alterações do projeto com prévia aprovação do MAPA, por meio de requerimento enviado ao fiscal responsável. Já no PQFL pode ser realizada a revisão do plano e assim manter o que está descrito no documento com as alterações que precisam ser executadas.

Consideração final

Os programas de qualidade do leite têm beneficiado vários elos da cadeia produtiva e fazê-los com excelência torna-se uma obrigação ao mesmo tempo que traz um sentimento de satisfação pelos resultados alcançados.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

Artigos Relacionados

As previsões do leite em 2024: Tendências que transformarão o mercado de laticínios

27 de novembro de 2023

O guia completo da Consultoria Pecuária Leiteira para Produtores de Leite

25 de novembro de 2023

Maior lucratividade na indústria de laticínios com consultoria especializada

27 de outubro de 2023

Maximize o conforto térmico das vacas e garanta melhor qualidade do leite

2 de outubro de 2023

Como o estresse térmico em vacas leiteiras pode afetar a produção de leite

6 de setembro de 2023

Prevenção e tratamento dos sintomas de cetose em vacas leiteiras

31 de agosto de 2023

Cetose Bovina: o que é e como afeta as vacas leiteiras?

28 de julho de 2023

Impactos da febre aftosa em bovinos na produção de leite de qualidade

5 de julho de 2023

Métodos Prime Milk para evitar fraudes no leite

26 de junho de 2023

Desvendando o Mercado Lácteo: Estratégias para destacar sua produção de leite

14 de junho de 2023

Como comprar leite direto do produtor

7 de junho de 2023

Maximize a produção de leite em pequenas propriedades: 5 dicas para produtividade e lucro

25 de maio de 2023

Legislação do leite em 2023: o que mudou das INs 76 e 77?

17 de maio de 2023

A importância do controle de moscas em bovinos na qualidade do leite

3 de maio de 2023

Saiba mais sobre o mercado do leite spot hoje em dia

16 de março de 2023

Leite spot: por que o produtor deve acompanhar esse mercado?

9 de março de 2023

Qual a previsão para o mercado do leite em 2023?

1 de março de 2023

Mais produtividade e lucratividade para pequenos produtores de leite

18 de janeiro de 2023

Como a acidose bovina impacta na qualidade do leite

19 de dezembro de 2022

Como a alimentação das vacas pode melhorar a qualidade do leite

8 de dezembro de 2022

Tudo que você precisa saber sobre hormônios para vacas-leiteiras

28 de novembro de 2022

Importância do bem-estar animal na bovinocultura leiteira

24 de novembro de 2022

Conquiste a lucratividade com uma gestão de fazenda leiteira eficiente

27 de outubro de 2022

Consultoria em pecuária leiteira para qualidade do leite: 10 passos essenciais

5 de outubro de 2022

Prepare-se para as maiores oportunidades do setor lácteo dos últimos tempos

13 de setembro de 2022

Como controlar a mastite definitivamente

19 de agosto de 2022

A rotina de ordenha para produção de leite de qualidade

18 de agosto de 2022

Evite cometer esses erros se quiser melhorar a qualidade do leite na fazenda

18 de julho de 2022

Programa de pagamento por qualidade: por que seu laticínio deve implantar um agora mesmo

20 de maio de 2022

3 erros fatais para a lucratividade dos produtores de leite

12 de maio de 2022

Diretor do Grupo Prime Milk recebe o título de Mestre em Saúde e Produção Animal

31 de março de 2022

Como reduzir o CCS e CPP e melhorar a qualidade do leite

28 de março de 2022

Guia completo para produzir um leite de qualidade

21 de março de 2022

PECUÁRIA 4.0 INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO PECUÁRIA

10 de fevereiro de 2022

3 parâmetros de avaliação da qualidade do leite

10 de fevereiro de 2022

Vacas felizes produzem mais leite

7 de fevereiro de 2022

5 fatos importantes sobre o mercado de lácteos no início de 2022

7 de fevereiro de 2022

Geração de empregos na agropecuária em 2021 foi a maior em dez anos

4 de fevereiro de 2022

Alimentos, bebidas e suplementos: 5 tendências para 2022

3 de fevereiro de 2022

Como é vista a qualidade do leite quando é vista por trabalhos científicos

30 de janeiro de 2022

Relação da Regulamentação Brasileira do Leite com a Qualidade deste Produto: Situação Atual e Tendências.

23 de janeiro de 2022

Fazenda Robotizada – juntos, o robô aproximador de alimento e o robô de ordenha vêm mostrando resultados animadores.

19 de janeiro de 2022

Qualidade do leite: o que é importante?

19 de janeiro de 2022

Kefir e kombucha: eles são a bola vez!

20 de novembro de 2021

Como avaliar a eficácia dos procedimentos de higienização?

29 de outubro de 2021

Como obter êxito nos projetos de Qualidade do Leite?

20 de setembro de 2021

Impacto da tecnologia na produção de leite: avanços e produtividade

6 de julho de 2021

Gestão de processos na indústria de laticínios

16 de junho de 2021

Você seria o seu gestor?

26 de abril de 2021

O efeito renda no consumo de lácteos no Brasil

10 de outubro de 2020

INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE LEITE NO BRASIL

18 de agosto de 2020

As previsões do leite em 2024: Tendências que transformarão o mercado de laticínios

27 de novembro de 2023

O guia completo da Consultoria Pecuária Leiteira para Produtores de Leite

25 de novembro de 2023

Maior lucratividade na indústria de laticínios com consultoria especializada

27 de outubro de 2023

Maximize o conforto térmico das vacas e garanta melhor qualidade do leite

2 de outubro de 2023

Como o estresse térmico em vacas leiteiras pode afetar a produção de leite

6 de setembro de 2023

Prevenção e tratamento dos sintomas de cetose em vacas leiteiras

31 de agosto de 2023

Cetose Bovina: o que é e como afeta as vacas leiteiras?

28 de julho de 2023

Impactos da febre aftosa em bovinos na produção de leite de qualidade

5 de julho de 2023

Métodos Prime Milk para evitar fraudes no leite

26 de junho de 2023

Desvendando o Mercado Lácteo: Estratégias para destacar sua produção de leite

14 de junho de 2023

Como comprar leite direto do produtor

7 de junho de 2023

Maximize a produção de leite em pequenas propriedades: 5 dicas para produtividade e lucro

25 de maio de 2023

Legislação do leite em 2023: o que mudou das INs 76 e 77?

17 de maio de 2023

A importância do controle de moscas em bovinos na qualidade do leite

3 de maio de 2023

Saiba mais sobre o mercado do leite spot hoje em dia

16 de março de 2023

Leite spot: por que o produtor deve acompanhar esse mercado?

9 de março de 2023

Qual a previsão para o mercado do leite em 2023?

1 de março de 2023

Mais produtividade e lucratividade para pequenos produtores de leite

18 de janeiro de 2023

Como a acidose bovina impacta na qualidade do leite

19 de dezembro de 2022

Como a alimentação das vacas pode melhorar a qualidade do leite

8 de dezembro de 2022

Tudo que você precisa saber sobre hormônios para vacas-leiteiras

28 de novembro de 2022

Importância do bem-estar animal na bovinocultura leiteira

24 de novembro de 2022

Conquiste a lucratividade com uma gestão de fazenda leiteira eficiente

27 de outubro de 2022

Consultoria em pecuária leiteira para qualidade do leite: 10 passos essenciais

5 de outubro de 2022

Prepare-se para as maiores oportunidades do setor lácteo dos últimos tempos

13 de setembro de 2022

Como controlar a mastite definitivamente

19 de agosto de 2022

A rotina de ordenha para produção de leite de qualidade

18 de agosto de 2022

Evite cometer esses erros se quiser melhorar a qualidade do leite na fazenda

18 de julho de 2022

Programa de pagamento por qualidade: por que seu laticínio deve implantar um agora mesmo

20 de maio de 2022

3 erros fatais para a lucratividade dos produtores de leite

12 de maio de 2022

Diretor do Grupo Prime Milk recebe o título de Mestre em Saúde e Produção Animal

31 de março de 2022

Como reduzir o CCS e CPP e melhorar a qualidade do leite

28 de março de 2022

Guia completo para produzir um leite de qualidade

21 de março de 2022

PECUÁRIA 4.0 INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO PECUÁRIA

10 de fevereiro de 2022

3 parâmetros de avaliação da qualidade do leite

10 de fevereiro de 2022

Vacas felizes produzem mais leite

7 de fevereiro de 2022

5 fatos importantes sobre o mercado de lácteos no início de 2022

7 de fevereiro de 2022

Geração de empregos na agropecuária em 2021 foi a maior em dez anos

4 de fevereiro de 2022

Alimentos, bebidas e suplementos: 5 tendências para 2022

3 de fevereiro de 2022

Como é vista a qualidade do leite quando é vista por trabalhos científicos

30 de janeiro de 2022

Relação da Regulamentação Brasileira do Leite com a Qualidade deste Produto: Situação Atual e Tendências.

23 de janeiro de 2022

Fazenda Robotizada – juntos, o robô aproximador de alimento e o robô de ordenha vêm mostrando resultados animadores.

19 de janeiro de 2022

Qualidade do leite: o que é importante?

19 de janeiro de 2022

Kefir e kombucha: eles são a bola vez!

20 de novembro de 2021

Como avaliar a eficácia dos procedimentos de higienização?

29 de outubro de 2021

Como obter êxito nos projetos de Qualidade do Leite?

20 de setembro de 2021

Impacto da tecnologia na produção de leite: avanços e produtividade

6 de julho de 2021

Gestão de processos na indústria de laticínios

16 de junho de 2021

Você seria o seu gestor?

26 de abril de 2021

O efeito renda no consumo de lácteos no Brasil

10 de outubro de 2020

INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE LEITE NO BRASIL

18 de agosto de 2020

Encontre Aqui